segunda-feira, 4 de janeiro de 2010

Há Uma Longa Estrada Pela Frente...

Há uma longa estrada pela frente... Uma nova estrada cheia de coisas velhas. Quando eu acelero não sinto que vou chegar mais rápido. Apenas perco coisas, perco gestos, perco momentos e pessoas. E quando olho para trás... Eles não estão mais lá. Eu não sinto meus pés no chão. Eu ainda percorro a estrada, mas parece que consigo me contentar com o que sinto agora, por sentir que vou sentir depois. "Calma, amanhã isso passa". Amanhã isso não "passa". Isso já "passou". Essa é a forma com que nós vivemos nossas vidas. Notando as coisas apenas quando elas já passaram. Mas quando olhamos para trás... Elas não estão mais lá. Talvez seja melhor não sentir mesmo. Há alguns dias eu quis sentir que era humano. Mas continuei vivendo como deus. Isso me trouxe um grande problema. Nem é questão de não sentir, sabe. É mais uma coisa sobre viver.

Faz algum tempo que não sei se sinto ou se vivo. Oh, meu Deus, não pode ser possível viver e sentir. Eu juro que tentei sentir tudo. Sentir a todos e a mim mesmo. E hoje estou aqui. Eu ainda estou vivo. Eu ainda me sinto vivo. Mas me sentiria mais, se não pudesse sentir... Muito. É, sinto muito. Sinto por sentir-me tolo. [É tolice acreditar que um deus não pode sentir nada?] [Não]... Eu não posso acreditar nisso. Um deus precisa sentir alguma coisa... [Onde estão o perdão, o amor àquela crença toda?]
[Estão em algum lugar onde um deus não pode encontrar.] Mas é óbvio! Ele não procura por nada. [Como vai encontrar algo?] [Simples.] Deuses sentem-se completos e nutridos. Mas é só uma neblina, por onde os fracos não enxergam, onde os fortes a atravessam e caem em algum buraco. Restam os sábios, que sabem quando essa neblina irá dissipar. E esperam.

Um deus não aguenta esperar. Ele não suporta esperar, por nada e por ninguém. Um deus não é sábio. Um deus é um tolo. Tolo ao ponto de achar que é Deus. Tolo ao ponto de responder todas as perguntas que faz. Bem, ser deus tem de ter alguma vantagem. Você sempre pode responder o que pergunta. Mas não pode viver o que deseja. Há uma longa estrada pela frente, e eu me pergunto se esse deus vai perceber o que é ou ainda vai achar que por perceber o que é, pode ser deus. Mas o que ele não consegue perceber é que nem um deus pode tudo. Mas o que me contenta, pelo que sinto agora, e é algo realmente triste e doloroso, é saber que "amanhã isso vai passar".

Essa semana foi o que eu descobri. Quer dizer, não houve lá grande descoberta. Nunca esteve escondido. Eu simplesmente não havia procurado. Um deus não procura por nada... Mas ele pode entender certas coisas. E agora que ele entendeu que não é Deus, o que resta a ele? [Continuar sendo um deus?] [Não.] Isso não adianta de nada. Agora que ele já sabe que um deus não pode tudo. Eu sempre disse a ele. Mas se um deus não pode tudo o que pode então um humano? Pode refugiar-se a Deus. E acabam-se os deuses. Um Deus pode sentir e viver ao mesmo tempo. "Deus" quer dizer isso. Amor, compromisso, entrega, fidelidade e castidade. Tudo em vida. E o que me contenta, é saber que um deus não precisa dessas baboseiras. Um deus tem sua tolice como amparo.

Bem, a mim resta uma longa estrada. Oh, meu Deus, que você não me deixe cruzar com nenhum desses deuses... Eles são muito chatos.

P. deus, amparado em sua tolice. Humano, confortado na certeza de que "amanhã isso passa..."

Nenhum comentário:

Postar um comentário